sexta-feira, 5 de julho de 2013

Ex aluna da Escola Rafaela Morel rumo á Russia

Bailarina do Bolshoi em Joinville é contratada por companhia russa

Rafaela Morel fará sua última apresentação na cidade no dia 21 de julho, durante o Festival

Bailarina do Bolshoi em Joinville é contratada por companhia russa Rodrigo Philipps/Agencia RBS
Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS
A bailarina Rafaela Morel sempre sonhou em fazer parte do corpo de balé do Bolshoi de Moscou. Aos 19 anos, a paulista, que faz parte da Escola do Teatro Bolshoi, no Brasil, embarca para Vladivostok, na Rússia, onde irá integrar a nova companhia de dança da cidade no mês que vem.

— Ir para lá (Rússia), já é um caminho — conta.

Entre os dias 10 e 19 de junho, ela e mais quatro bailarinos do Bolshoi participaram do XII Moscou Ballet Competition 2013, uma das maiores competições de balé do mundo. Ao lado de russas, ucranianas e japonesas, Rafaela competiu na categoria sênior, até 27 anos. Seu foco, desde o início, não era a disputa, mas sim ingressar em uma companhia russa.

Durante as competições, Rafaela conheceu o diretor da companhia Vladivostok, Aidar Akhmetov, que estava realizando audições em busca de novos integrantes para o grupo, que está em fase de formação.

Mas havia um porém: a data da audição seria no período que Rafaela já estaria de volta no Brasil. Mesmo assim, ela entrou em contato com o diretor para convidá-lo a assitir a uma aula ou a uma audição privada. Assim que enviou um e-mail para ele com seu currículo e vídeos, foi contratada.

Agora, a partir de agosto, Rafaela fará parte do corpo de baile da companhia e será a primeira bailarina brasileira a fazer parte do grupo.

A jovem está ciente das dificuldades que enfrentará no início, sobretudo com o idioma. Mas isso não a impedirá de seguir em busca do sucesso.

— Tenho muita expectativa em crescer na companhia, por isso quero me esforçar muito lá dentro — garante.

Natural de Presidente Prudente (SP), aos 14 anos de idade, Rafaela participou de uma audição no Bolshoi, de Joinville, em 2007, e iniciou as atividades no ano seguinte. Na ETBB, Rafaela passou de aluna para bailarina contratada da Companhia Jovem.

No dia 21 de julho, na noite de gala do 31º Festival de Dança, Rafaela se despede do Bolshoi na apresentação do espetáculo Les Sylphides. As atividades na companhia russa iniciam dia 20 de agosto, por isso ela viaja no início do mês para Vladivostok.

Nenhum comentário:

Postar um comentário